o que é papel canson

O que é papel canson?

Para desenho técnico ou artístico, o papel canson é muito procurado por sua durabilidade, porosidade e gramatura (calma, vamos falar disso mais à frente!), que garante uma maior qualidade a um projeto. Mas afinal, o que é papel canson? Essa dúvida é comum já que Canson é uma marca, sendo um fabricante de folhas de papel.

Sabe como “gillette”, sendo uma marca, virou o nome referencial para os barbeadores de lâminas descartáveis? Então, o mesmo processo aconteceu com o papel canson, de forma que é difícil desvincular as duas coisas. A confusão pode chegar num ponto em que uma pessoa compra qualquer bloco de papel da marca sem saber sobre as características das folhas, levando para casa qualquer coisa menos o que ela esperava.

Neste artigo, vamos explicar o que é esse tipo de papel, seus diferenciais e utilidades em projetos variados. Vamos lá?

O que é papel canson?

Para além de um papel da marca Canson, esse tipo de folha de papel é característico por ter uma gramatura maior que o sulfite comum, ou seja, pelo menos 120g/m² contra 75g/m² do sulfite comum. A folha de canson pode ser branca ou levemente amarelada, tendo também um pouco de porosidade, ou seja, rugas e pequenos grãos que dão textura ao papel – um bom diferencial para aplicação de tintas e pigmentos.

O que pode ser confundido também como papel canson são as folhas coloridas também vendidas pela empresa, essas lisas e com gramatura entre 120 e 180g/m². Esses blocos de folhas coloridas são muito pedidos em listas de material escolar infantil, sendo que a Canson não é a única a oferecer esse tipo de produto.

Como iremos detalhar em seguida, o papel canson tem utilidade para muitas técnicas e também necessidades. Ele é vendido em blocos variando entre os tamanhos A3 e A4, conforme o próximo tópico.

Tamanhos de papel

O tamanho A4 é o mais convencional, sendo o que utilizamos para impressões. Sua medida arredondada é de 21×30 cm. Para grandes projetos, técnicos ou artísticos, esse tamanho de papel pode ser um tanto limitador, logo o próximo formato igualmente acessível é o A3.

O formato A3 corresponde a duas folhas de tamanho A4, ou seja, tem 30×42 cm. Tanto os fabricantes de papel como as gráficas e papelarias aceitam bem esse tipo de papel, seja canson, sulfite ou couché. O tamanho A5, metade de um A4 também é bem aceito e trabalhado.

Para que serve o papel canson?

Como citamos já lá no início, o papel canson e suas características de gramatura e porosidade servem para projetos artísticos, incluindo a aplicação de aquarelas, nanquim e outros materiais, e também para desenho técnico, quando o objetivo é fazer um croqui ou projeto mais conceitual.

O papel canson é aceito em impressoras comuns e é utilizado até mesmo para convites de casamento e aniversários. Seja qual for o objetivo, é essencial avaliar a cor da folha, sua gramatura – já que quanto mais grossa, mais difícil dobrá-la – e a presença de grãos ou ranhuras.

Também como já citamos, a Canson não é a única fabricante desse tipo de papel. Geralmente, os blocos com esse tipo de folha são chamados de “desenho”, “aquarela” ou “artístico”. Visite a nossa página de blocos e papéis para conhecer opções para todos os bolsos.

2 Respostas
  1. ADOSC

    Gostei Poste… Parabéns! Gostaria que me explicassem a diferença entre as folhas da série A, B e C, suas características e utilidade de cada uma. Obrigado!

Deixe um comentário