Croqui, esboço e layout de projeto: entenda a diferença

0
croqui, esboço e layout

Croqui, esboço e layout de projeto: entenda a diferença

Embora não sejam exclusivos aos cursos de arquitetura ou design de interiores, croqui, esboço e layout de projeto causam confusão entre os estudantes e até mesmo no meio profissional ao lidar com clientes. Isso acontece porque os três tipos são representações gráficas de uma ideia ou necessidade em um projeto arquitetônico, mas existem boas diferenças entre todos eles.

O croqui, o layout e um esboço compartilham mais uma similaridade: não são tão específicos quanto um projeto completo ou desenho técnico. Como são feitos para ilustrar uma ideia ou simplificar a visualização de algum detalhe, estão muito carregados do caráter artístico.

Entenda, nos próximos tópicos, o que são essas três representações e quais são as diferenças entre elas.

O que é um croqui?

Esse tipo de desenho é muito comum também na moda, mas aqui nosso foco é o croqui na arquitetura. Um croqui é um desenho rápido e simplificado, por isso é confundido com o esboço, sem muita precisão em escala, medidas, formatos e outras especificidades comuns a um desenho mais técnico.

No desenho arquitetônico, o croqui é uma das fases do projeto, por isso ele vai aparecer em todos trabalhos desde a faculdade até a prática profissional. Um croqui é a representação de uma ideia pessoal, quase como o ato de tirar uma ideia da cabeça para começar a colocá-la em prática. Justamente por isso, não existe um padrão de croqui: eles representam o estilo e os métodos de cada indivíduo.

O croqui pode se utilizar de diferentes materiais como lapiseiras, canetas, tinta, carvão, como ou sem cor, ou outro que estiver mais acessível ou próximo à realidade do arquiteto.

Para ilustrar, croqui, esboço e layout são a ordem que um projeto arquitetônico passa até chegar a um desenho mais definitivo. Na fase do croqui, não existe nenhuma preocupação com realização ou exatidão de instalações. Para entender o que é um croqui, pense nos desenhos curvos que Oscar Niemeyer deixou como primeiras ideias e inspirações para suas obras.

Esboço de desenho arquitetônico

Um esboço, sendo a próxima etapa dentro do desenvolvimento de um projeto arquitetônico, já traz algum detalhamento, mesmo que mínimo. O esboço arquitetônico já está mais próximo do layout ou desenho final. Atenção apenas porque muitas pessoas e até profissionais da área utilizam croqui e esboço para falar da mesma coisa, o que não necessariamente está errado.

Um esboço não é fixo. É possível voltar a ele e alterá-lo de acordo com as necessidades do projeto, e justamente por isso costumam ser traçados sobre papel manteiga ou vegetal.

Diferenciais do layout de projeto

Por fim, o layout de projeto é um desenho bem mais esquematizado sobre a obra proposta, podendo representar uma planta, uma fachada, uma visão do interior, etc. O layout arquitetônico já dispõe, por exemplo, os móveis, cores e materiais que serão utilizados no projeto. Para ter esse detalhamento, o layout pode ser feito à mão ou digitalmente.

Esse é o formato que será apresentado aos clientes, caso seja um projeto profissional. Quanto mais ilustrativo, melhor.

Agora que você sabe a diferença entre esboço, croqui e layout, aproveite para conferir também as nossas dicas para fazer desenho livre além dos projetos arquitetônicos.

Deixe um comentário