Canetas brush: quais comprar e dicas para seu lettering

Canetas brush

Canetas brush: quais comprar e dicas para seu lettering

Lettering é conhecido como a arte de desenhar letras com técnicas e elementos da caligrafia e ilustração. Trata-se de uma especialidade dos amantes de tipografia que tem conquistado cada vez mais adeptos em diferentes áreas, do design gráfico à tatuagem.

Hand lettering é a forma manual de criação das letras desenhadas em superfícies como papel, paredes, lousas ou telas, e os materiais utilizados variam entre pincel, giz e diferentes tipos de canetas.

Uma delas é a brush pen, que tem como principal característica a ponta pincel, com a base grossa que afina até a ponta. Daí, o nome caneta ponta pincel.

Por que usar brush pen?

É possível fazer lettering com outros tipos de canetas, mas a brush lettering é a preferida e mais utilizada, principalmente por quem já tem experiência nessa arte.

A diferença de espessura na ponta permite o uso ascendente (sobe fino), descendente (desce grosso) e o loop (as voltinhas da letra cursiva) com mais precisão no traçado e ainda possibilita o efeito de preenchimento, enquanto cria-se o formato da letra.

De acordo como estilo de cada trabalho, o artista de lettering deve ter a sensibilidade para escolher qual a melhor caneta ponta pincel para sua criação e o efeito visual que deseja imprimir. Para os iniciantes, é possível utilizar freebies para treinar e explorar novas possibilidades.

Quais canetas brush pen você precisa ter?

Existem inúmeras variações de tamanhos e modelos de brush pen que são vendidas por unidade e também conjuntos de cores. Ao buscar a melhor, você pode levar em consideração esses critérios:

• Espessura da ponta: varia de acordo com o modelo e a necessidade do artista para sua obra. Existem diferentes calibres de ponta, desde a mais grossa à mais fina, que imprimem detalhes diferentes de acordo com a posição da caneta e pressão exercida sobre o papel.
• Tipos de tinta: a tinta à base d’água (hidrográfica) é a mais comum e você pode encontrar também canetas brush pen em nanquim e o modelo pincel de bolso, com reservatório que permite utilizar, por exemplo, tinta aquarelável.
• Cerdas: quanto às textura das cerdas, existem as fabricadas em nylon, as cerdas naturais (mais profissionais) e a ponta de feltro, sendo essa última mais comum.

Dicas para lettering utilizando brush pen

Fazer brush lettering é divertido e existem alguns truques que podem te ajudar a ter um resultado melhor nos seus trabalhos.

Para criar o efeito grosso e fino nas letras cursivas, o ângulo de empunhadura da caneta deve ser levemente inclinado, algo em torno de 45º em relação à superfície. A pressão deve ser controlada e menor ao subir o traço, seguindo maior na descida da letra.

Outra característica importante do brush lettering é a sobreposição das letras em uma palavra. Para criar esse efeito, utilize o traços finos da letra anterior para junção com o traço mais grosso da seguinte. Controle para que a abertura e inclinação tenham um padrão e, quando necessário, corrija o preenchimento. Treine bastante, desenhando as letras separadas e então, crie palavras.

Em busca da brush pen ideal? Conheça os modelos de caneta pincel na loja virtual da Papelaria Universitária.