4 dicas para utilizar o esfuminho e o limpa-tipos em seus desenhos

3

4 dicas para utilizar o esfuminho e o limpa-tipos em seus desenhos

Nem só de grafite é feito um desenho. Entre os materiais recomendados para quem faz desenho artístico, e também para o técnico, estão as borrachas adequadas e dois elementos que muitos desconhecem ou estranham: o esfuminho e o limpa-tipos. Preparamos este artigo para falar um pouco sobre esses itens e ainda compartilhar 4 dicas para utilizá-los na sua rotina.

O esfuminho é um rolinho feito com papéis que é utilizado para esfumar os traços feitos com grafite ou lápis de cor – sempre com muito cuidado para não rasgar ou manchar o papel da base. É possível improvisar um esfuminho caseiro, mas estes itens não são caros e têm boa durabilidade. Os esfuminhos vendidos em papelarias e lojas especializadas variam em tamanho, do número 1 ao 6. 

Já o limpa-tipos é um tipo de borracha, conhecido também por borracha goma ou goma maleável. Usado para limpar os traços feitos com grafite, o limpa-tipos pode ser moldado em formatos diferentes para se adaptar ao efeito que o artista quer aplicar. Também é bom para retirar os resquícios de grafite ou lápis de cor que ficam soltos sobre a folha. Existem mais tipos de borrachas “diferentonas”, como é a borracha elétrica que também apresentaremos a seguir.

Mas como utilizá-los? Vamos as dicas para tirar o máximo de efeitos do seu esfuminho e limpa-tipos!

Fazendo sombreamento

O sombreamento, obtido tanto com o grafite sozinho como com o uso de cores, é um efeito muito desejado para todo tipo de desenho, acrescentando profundidade e formatos na obra. As sombras são feitas escurecendo partes específicas do desenho e clareando outras ao redor. O esfuminho ajuda a espalhar o grafite e a escurecer áreas gradualmente. Já o limpa-tipos e a borracha elétrica vão ajudar a clarear as áreas que recebem a iluminação. 

Suavizando traços

Quem faz desenhos usando apenas o grafite sabe como é importante usar diferentes traçados para obter os efeitos e resultados desejados. Traços mais duros funcionam para hachuras e contornos, mas é possível suavizar as linhas feitas usando todos os materiais utilizados aqui. Para isso, é importante ter em mente que o limpa-tipos e qualquer outro tipo de borracha vão retirar o pigmento, enquanto o esfuminho vai distribuí-lo.

Misturando cores

Esta é uma técnica que utiliza principalmente o esfuminho. Com o lápis de cor aquarelável é possível misturar os pigmentos para chegar a outros tons. Usar o esfuminho ou mesmo um pincel mais duro ajuda nesse objetivo. Faça pouco a pouco para não errar a mão, tanto na hora de depositar as cores como na hora de misturá-las. 

Criando efeito de desfoque

É possível dar também um efeito de desfoque ao seu desenho, isso utilizando principalmente a borracha limpa-tipos. Como ela é maleável, em formato de goma, você pode dar “batidinhas” sobre o papel para retirar o pigmento sem apagar completamente o que já foi desenhado. Esse é um bom efeito para aplicar em desenho de paisagens, também acrescentando profundidade. 

Quer encontrar esses materiais para incluir aí no seu estojo e aproveitar estas técnicas que trouxemos hoje? Visite a Papelaria Universitária online e compre no conforto da sua casa com entrega garantida e ótimas condições de pagamento.

Deixe um comentário